domingo, 5 de agosto de 2007

Mimosa-Pudica


Você já ouviu falar em "Mimosa-Pudica"? Esse é o nome científico para uma espécie de planta sensitiva. "Ao serem tocadas, as suas folhas se fecham. Essa ação é um tipo de proteçao da planta. Têm por finalidade que a folha se afaste de um predador.
Dessa forma, a cada toque que a planta recebe (que seria recebido como ameaça) ela se fecha pois algumas células, localizadas na base de cada folha consegue perder água rapidamente. O cálcio e o potássio, elementos que estão presentes nesta planta - são responsaveis por direcionar a água para alguns espaços entre as células, causando o tal fechamento, ou encolhimento. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensitiva"

Estava pensando esses dias... Você nunca esbarrou na sua vida com uma pessoa "sensitiva"? São aquelas cheias de proteções; ao primeiro sinal de perigo se fecham, não arriscam, não se entregam... Só se abrem quando não existe nada ameaçador por perto. No fundo, acho que a maioria de nós é assim: escondemos nossas fragilidades sob o manto de uma aparente independência e pseudo-força. É mais fácil nos mantermos incólumes se não existe entrega, é mais fácil sermos prudentes do que convivermos com a dor da perda. Será que esse é o caminho? Prefiro concordar com a lição do Drummond: 'A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.'

Uma boa entrega p/ vc! Beijinhos...



2 comentários:

Unknown disse...

Rummm :)

Adri disse...

puxa, vc traduziu tudo o que eu queria dizer mas não encontrava as palavras!
muito 10!
vou me "apropriar" de seu texto para mandar para alguns amigos q são 'mimosas-pudicas'...
bjs no coração