terça-feira, 28 de agosto de 2007

O livro ou a sabedoria?

Eu sempre ouvi dizer, por aí, os malefícios do ato de dar esmolas. E sempre concordei com todos eles. Mas hoje foi inevitável...
Eu, entrando no carro...
Vem um garotinho correndo de muito longe, aparece na janela e diz: "Tia, me dá um trocado que eu tava olhando seu carro."
Eu, com uma cara de ironia: "Olhando meu carro??? Você está até cansado de tanto que correu para dar tempo de falar comigo."
Ele, com um sorriso um tanto maroto, um tanto inocente, disse: "Ô Tia, sempre que a senhora pára aqui eu olho o carro da senhora. Lembra que até uma vez você me pediu para eu comprar uma água mineral nessa banca para eu pegar o troco?" (Detalhe: esse fato que ele mencionou aconteceu há uns 6 meses! E eu nunca mais apareci lá...)
Aí eu não resisti... dei toda a coleção de moedinhas que achei na bolsa! E ainda saí feliz da vida...
Apelo emocional é covardia! :)

Aproveitando o assunto...
Outro dia estávamos eu, minha família e alguns amigos num bar... entre eles o queridíssimo escritor Rubem Alves...
No meio da noite, aparece um garoto, recitando poesia todo desenvolto (tipo guia turístico) em busca de uns trocadinhos.
A poesia falava sobre Deus encantado com as belezas naturais de Maceió... Dizia, entre outras coisas, que Ele achava delicioso andar de jet sky pelos mares dessa cidade maravilhosa...
O Rubem, como sempre bem-humorado, ao final da poesia, observa: "Olha, adorei a poesia, mas ela contém um erro: Deus não precisa de jet sky para andar sob as águas..."
Resposta do humilde garoto de rua: "Ah, Tio, eu sei, mas é que Deus tava avexado."

"Por isso eu pergunto/A você no mundo/Se é mais inteligente/O livro ou a sabedoria/O mundo é uma escola/A vida é um circo/Amor palavra que liberta/Já dizia o Profeta"
Música que Marisa Monte compôs em homenagem ao "Profeta Gentileza", um andarilho que caminhava pelas ruas do Rio de Janeiro pregando o amor, a bondade, o respeito pelo próximo e pela natureza

Nenhum comentário: