quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bah! Como viajar é tri viciante!












Quando volto de viagem, demoro uns 3 dias para desfazer a mala inteira. Pego só as roupas sujas para lavar, o resto fica esperando a minha boa vontade para levá-las de volta ao armário. Talvez seja a minha forma inconsciente de manter intactas as sensações que a viagem deixa... E aí quando elas estão bem sedimentadas na minha mente, é hora de (des)arrumar tudo. Então vamos às minhas sensações a respeito do "Rrrrio GrÂÂndê":

1) Os gaúchos ou são grossos ou são extremamente amistosos, sem meio termo... Fiquei apaixonada pelos descendentes de italianos em Bento (os velhinhos, então, quase trago para casa para fazer um cafezinho para eles e bater papo nos finais de tarde);

2) Ou todo gaúcho (de POA) tem uma bússola interna e acha que os turistas também têm, ou eles não conhecem a cidade em que moram, ou, finalmente, eles gostam de ver os turistas com cara de perdidos pela cidade. Eu e minha amiga só achávamos alguma coisa acompanhando o mapa de POA (Não! Os mapas também eram equivocados, e eu não estou brincando!). Era perguntar qualquer direção para, instantânea e invariavelmente, nos perdermos: "Bah, tu viras ali (ali onde?!), contornas o hotel (que hotel?!), entras na segunda rua à direita (como, se à direira é contramão?!), e lá na frente (???!!!) tu vais logo avistar o Mercado (como eu vou avistá-lo se eu não sei que prédio é o Mercado e não existe nenhuma placa o identificando?!). E as placas de trânsito?! Essas só nos auxiliam na desorientação. Até agora estou tentando entender esse fenômeno...;

3) A comida de Bento é dos deuses!!! O tradicional almoço "sopa de cappeletti + salada de radiche + galeto "Primo Canto"+ polenta + queijo + purê de batatas + massas com diversos molhos", regado a muito azeite extra-virgem, é imperdível! Imperdíveis também são os quilinhos extras que ganhei com essa comilança toda;

4) Sim, o povo gaúcho é extremamente bonito... Até o tiozinho que vende farinha de milho no Moinho é uma graça...;

5) Gaúcho abandona a capital no feriado. Só tinha eu e minha amiga na cidade (ligando para tudo quanto é bar que "davam com a porta na nossa cara"). Quero voltar para conhecer a noite e os pubs (abertos) de POA;

6) POA estava mais quente que Maceió! No domingo, pensei que ia chegar grelhada no hotel. Mas em Bento, graças aos deuses, o tempo estava uma delícia!;

7) Para mim, a Itália dos meus sonhos são as paisagens de Bento, só que recheadas com morenos lindos de morrer, andando de vespa, tomando e oferecendo vinho e dizendo "La vita è bella";

7) Se eu amava vinho tinto seco, depois dessa viagem eu voltei gostando de vinho tinto seco, suave, branco, espumante, rosé, amadeirado, azedo, verde, preto, azul... o que colocar na minha frente e for de uva eu tô tomando... É mentira! Mas juro que isso foi verdade durante os 2 dias em Bento. Tudo era uma perdição!

Bah... Já estou com o coração apertado em saber que nem tão cedo terei uma outra oportunidade de voltar ao Rio Grande do Sul (já que tenho a pretensão de conhecer o mundo inteiro em 365 dias! rs)...

Acho que essa viagem teve diversas notas marcantes e persistentes, tendo deixado um leve aroma de chocolate ao fundo (já não sei se porque cultivada em carvalho americano ou carvalho francês)...

Um comentário:

Adri disse...

Bah, guria, então conheceste meu Rio Grande, neh? Amo o Rio Grande - terra do meu coração. De nascimento, sou mineira. Mas meu coração é do Sul - do Sul do Brasil... De PoA, de Blumenau - Rio Grande e Santa Catarina. Talvez, meu próximo lugar seja Curitiba, no Paraná. O Sul é maravilhoso! Suas praias (a costa catarinense) também não devem nada para as do nordeste, estou quase certa disso. Fico contente que tenhas conhecido a terra de meus amigos mais queridos...
Beijão pra ti, guria!

p.s: não tomaste chimarrão? não creio!